top of page

Tipos de Demência

Se o seu médico lhe disser que o seu familiar tem demência, isso significa que ele tem uma doença cerebral que causa problemas com o pensamento e memória. É importante entender os diferentes tipos para que ele possa obter o tipo de tratamento adequado.


Doença de Alzheimer

Este é o tipo mais comum de demência. Se alguém que você conhece tem a doença de Alzheimer, você vai notar sintomas como perda de memória e dificuldade de planejamento e realização de tarefas do dia a dia. Os sintomas são leves no começo, mas pioram ao longo de vários anos.

Seu familiar pode:

Estar confuso sobre onde está ou qual é o dia ou ano;

Ter problemas para falar ou escrever;

Perder coisas e ser incapaz de voltar atrás para encontrá-las;

Mostrar julgamento pobre;

Apresentar mudanças de humor e de personalidade.


Demência Vascular

Se um familiar recebe este tipo de diagnóstico de demência, geralmente é porque ele teve um "derrame" (acidente vascular cerebral), ou um ou mais epsódios de isquemia cerebral transitória, o que pode acontecer sem ele perceber. O tipo de sintomas de demência dependem da parte do cérebro que é afetada por acidente vascular cerebral. Diferente da doença de Alzheimer, que geralmente começa com problemas de memória, a demência vascular mais frequentemente começa com o julgamento pobre ou dificuldade no planejamento, organização e tomada de decisões.

Outros sintomas podem incluir:

Problemas de memória que perturbam a vida diária;

Dificuldade para falar ou entender o que é falado;

Problemas de reconhecimento de imagens e sons que costumava estar familiarizado;

Estar confuso ou agitado;

Mudanças na personalidade e humor;

Problemas em manter-se em pé ou apresentar quedas frequentes.


Demência por Corpos de Lewy ( DCL )

Corpos de Lewy são depósitos microscópicos de uma proteína que se formam no cérebro de algumas pessoas. Se alguém que você conhece tem demência por Corpos de Lewy ( DCL) , é porque esses depósitos foram formados na parte do cérebro chamada de córtex .

Os sintomas de DCL incluem :

Problemas para pensar com clareza , para a tomada de decisões;

Problemas de memória;

Ver coisas irreais, as chamadas alucinações visuais;

Sonolência incomum durante o dia;

Problemas com o movimento, incluindo tremores, lentidão e dificuldade para andar;

Sonhos vívidos , inclusive com agitação motora (falar, se mexer).


Demência na Doença de Parkinson

Este tipo de demência eventualmente se desenvolve em cerca de 50% a 80% das pessoas com doença de Parkinson, uma doença do sistema nervoso. Demência da doença de Parkinson é muito semelhante a DCL. Apresenta os mesmos sintomas, e as pessoas com ambas as condições têm sinais de corpos de Lewy em seus cérebros. Em média, os sintomas de demência desenvolvem-se cerca de 10 anos depois que uma pessoa tem diagnóstico de doença de Parkinson.


Demência Mista

Esta é uma combinação de dois tipos de demência. A combinação mais comum é a doença de Alzheimer e demência vascular. Ambos os sintomas e tratamento dependem das partes do cérebro envolvidas e os tipos de demência presente.


Demência Frontotemporal (DFT)

Se o seu familiar tem diagnóstico de DFT, ele desenvolveu o dano celular em áreas do cérebro que controlam o planejamento e julgamento, emoções, fala, e alguns tipos de movimento.

Os sintomas podem incluir:

Mudanças de personalidade e de comportamento

Súbita desinibição em público;

Dificuldade em encontrar as palavras;

Problemas de movimento, tais como tremores, distúrbio de equilíbrio e espasmos musculares.


Doença de Huntington

Este é um distúrbio cerebral causado por um defeito genético que é passado através de membros da mesma família. Seu familiar tem o gene para a doença de Huntington desde seu nascimento, mas os sintomas geralmente não começam a aparecer até que ele esteje entre as idades de 30 e 50. As pessoas com doença de Huntington apresentam alguns dos mesmos sintomas vistos em outras formas de demência, incluindo problemas com: pensamento, raciocínio, memória, julgamento, planejamento, organização e concentração.


Doença de Creutzfeldt-Jakob

Esta é uma condição rara em que proteínas chamadas prions levam proteínas normais no cérebro para começar a se modificar em formas anormais. O dano leva a sintomas de demência que acontecem de repente e rapidamente se agravam. Os sintomas incluem: problemas de memória, de concentração, de julgamento, confusão, mudanças de humor, depressão e problemas do sono. Seu familiar também pode ter espasmos musculares e dificuldade para andar.


Hidrocefalia de Pressão Normal

Este tipo de demência é causada por uma acumulação de líquido no cérebro. Os sintomas incluem problemas para caminhar, dificuldade para pensar e concentrar-se, mudanças de personalidade e de comportamento. Alguns sintomas podem ser tratados por drenagem do líquor em excesso do cérebro para o abdômen através de um tubo longo e fino, procedimento chamado de derivação.


Síndrome de Wernicke-Korsakoff

Esta doença é causada por uma grave carência de tiamina (vitamina B1) no corpo . Acontece mais comumente acontece em pessoas que são alcolistas pesados ​​de longo prazo. O sintoma de demência que é mais comum com esta condição é o problema de memória. Habitualmente, resolução de problemas e habilidades de pensamento não são afetados.


bottom of page