Cuidados Integrais para
Pessoas Vivendo com Alzheimer
e Outras Formas de Demência
Singular
Cuidado integral para pessoas vivendo com Alzheimer e
outras formas de demência
Acompanhamento ambulatorial multiprofissional com estadiamento da doença e avaliação funcional. Manejo das necessidades específicas apresentadas pela família e pela pessoa com demência. Consultas acolhedoras, permitindo espaço de troca de informações, organização da rotina e reflexão sobre a vida da pessoa com Alzheimer ou outras formas de demência.
Modelo de avaliação:
-
Processo específico da doença
-
Grau de progressão da doença
-
Recursos e Limitações
-
Ambiente
-
Funcionalidade
-
Cuidado com o Cuidador
-
Plano de Cuidados Singular
Plano de
Cuidado Singular
Gerenciamento
de Conflitos
Gerenciamento de situações geradoras de stress familiar com abordagem integral e multiprofissional da pessoa com Alzheimer ou outras formas de demência.
Soluções contruídas conjuntamente a cerca dos muitos desafios apresentados com a progressão da doença:
-
Desejos antecipados- documento em que a pessoa especifica que ações devem ser tomadas caso sua condição de saúde não permita tomar decisões autônomas por doença ou incapacidade. Reflete sobre o tipo de cuidados que o idoso quer, ou não quer, e discute os seus desejos com sua família e entes queridos. O documento escrito é uma boa maneira para lembrar e registrar os pensamentos e escolhas.
-
Orientação dos cuidadores formais.
-
Plano de Cuidados Nutricionais com classificação do risco nutricional, baseado nos fatores de risco cognitivos, fisiológicos e ambientais e avaliação do ato alimentar e manejo do cuidado nutricional geriátrico.
-
Cuidado do Cônjuge da Pessoa com Demência.
-
Cuidado com os Filhos da Pessoa com Demência.
-
Avaliação do Stress do Cuidador.
-
Suspensão da direção de veículos.
-
Saúde financeira.
-
Instrumentos jurídicos de direito da pessoa com Alzheimer ou outras formas de demência.
-
Acolhida de filhos ausentes e discussão de responsabilidades compartilhadas.
Programa Singular
Destinado a famílias que estão em sofrimento com o processo de doença do familiar e precisam de um monitoramento abrangente. Objetiva auxiliar na reconstrução de uma dinâmica positiva, que propicie o cuidado centrado no princípio da compaixão.
Constitui em consulta de avaliação no consultório com neurologista e, após o diagnóstico e orientação, avaliação com geriatra (no consultório e em casa) para diagnóstico funcional e identificação de recursos para tratamento. A equipe gerontológica se completa com o terapeuta ocupacional, com foco no estímulo à reserva cognitiva, e com o fisioterapeuta, com orientações para atividade aeróbica no máximo da capacidade do indivíduo.
Todos em contato com a pessoa com demência são considerados agentes terapêuticos em potencial: família, cuidadores, profissionais de saúde. O monitoramento do plano singular de cuidado é continuado, com metas terapêuticas específicas delineadas e revisadas mensalmente em reunião clínica de gestão do cuidado multiprofissional.