Por mais que o ato de vaguear dentro de casa possa ser irritante para você como cuidador, não é necessariamente inseguro para o paciente, se este tiver um espaço adequado para a movimentação. No entanto, em muitas cirtunstâncias, vaguear pode ser perigoso quando considerar entrar em áreas "proibidas" da casa, como escadas, decks, banheiras de hidromassagem, ou piscinas; ou quando sair de casa, através de uma janela ou porta.
Dois precursores característicos para vaguear são: agitação e desorientação. Uma pessoa com Alzheimer pode apresentar sinais de inquietação quando está com fome, com sede, com prisão de ventre ou com dor. Também pode desorientar-se quando entediado, ansioso ou estressado devido a um ambiente desconfortável ou pela falta de atividade física. Para resolver isso, você pode:
Programar atividade física regular, para reduzir a inquietação.
Redirecionar o comportamento inquieto para uma atividade produtiva ou exercício.
Tranquilizar a pessoa, se parecer desorientada.
Se o vaguear tende a ocorrer em um determinado momento do dia, distrair a pessoa naquele momento com outra atividade.
Reduzir os níveis de ruído e confusão. Estes podem desorientar a pessoa. Desligue a TV ou o rádio, feche as cortinas, ou leve a pessoa para um ambiente mais silencioso.
Consultar o médico, se a desorientação está se tornando um problema. Desorientação pode ser resultado de efeitos adversos de medicamentos, interações medicamentosas, ou excesso de medicação.
Você pode evitar o vaguear através de:
Instalação de dispositivos de segurança para crianças em sua casa para manter as portas e janelas protegidas.
Esconder itens como bolsas, sapatos, óculos ou que a pessoa sempre precisa para sair de casa.
Camuflar portas de saída e maçanetas.
Planejamento para quando o paciente de Alzheimer vagueia:
Notificar vizinhos sobre a tendência da pessoa com Alzheimer para passear e informar seu número de telefone.
Usar pulseira e cartão de identificação com dados de contato e que informam sobre o problema de memória. Novos dispositivos digitais usando GPS ou tecnologia celular pode rastrear a localização da pessoa e se ele ou ela se afasta.
Se saiu de casa: comece a procura pelo lado de dominância manual da pessoa com demência, costuma ser a primeira direção adotada.
Se a busca da polícia tornar-se necessária, você vai precisar de uma foto recente de rosto da pessoa. Tenha em mãos.